Festival Artimanha já está a aquecer para nos dias 12 e 13 de julho se refrescar junto às águas do rio Torno na serra do Alvão. Assim, a primeira novidade é a localização, o festival muda-se do vale para a montanha, será na Freguesia do Alvão, no local conhecido como praia fluvial de Viduedo.
A nível de cartaz, há novidades com destaques para Ana Lua Caiano, Crua e Olive Tree Dance, e Chega na Hora que resulta de uma parceria nova entre o Festival Artimanha (12 e 13 de Julho, Viduedo) e o Festival Identidades (12, 13 e 14 de Agosto, Loivos). José Miguel Carvalho, do Artimanha, revelou que as Crua vão fazer uma residência artística com o grupo de cantares do Alvão, através duma oficina com Adufe e que incluirá participação especial no concerto. Ainda nas parcerias, a realização de atividades aquáticas no rio Torno em colaboração com o Pena Aventura.
Na apresentação do evento pela associação Animódia (30 de março, parque florestal), cuja temática é Natureza e Sustentabilidade, assistimos à passagem de testemunho entre os autarcas de Vila Pouca de Aguiar e Alvão, e o vereador municipal Filipe Nascimento enalteceu o trabalho da associação e que a nova escolha do local do festival tem tudo para dar certo.
José Miguel Carvalho do Artimanha e Marcelo Almeida do Identidades são os principais rostos destes festivais transmontanos que se realizam anualmente nos concelhos de Vila Pouca de Aguiar e Chaves. Em comum, fruir a boa energia da natureza e promover a cultura identitária e sustentável na região.