Um corço foi resgatado esta segunda-feira à tarde na barragem de Parada de Monteiros, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, após ter sido encontrado em situação de risco, com sinais de hipotermia e ferimentos.
O alerta foi dado por volta das 14h00, foram mobilizados para o local os Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, elementos da GNR e técnicos da empresa Iberdrola. Segundo o Comandante Hugo Silva, os operacionais depararam-se com um cenário desafiante: o único acesso possível ao local do animal obrigava a atravessar o rio, sem condições para colocar uma embarcação em tempo útil.
Por questões de segurança e para tornar o resgate viável, foi necessário interromper temporariamente a produção de energia da barragem, de forma a estabilizar o caudal do rio e garantir o salvamento em segurança.
O animal foi finalmente resgatado, apresentando-se em estado de hipotermia e com alguns ferimentos visíveis. Após a operação, o corço foi entregue ao Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR e encaminhado para o Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), onde está a receber os cuidados necessários.