Município de Vila Pouca de Aguiar assina acordos para requalificação de infraestruturas

95

O Município de Vila Pouca de Aguiar formalizou recentemente vários acordos de cooperação com entidades locais, com vista à valorização do território e à melhoria das infraestruturas nas freguesias do concelho.

Um dos protocolos celebrados foi com a Junta de Freguesia de Bornes de Aguiar, representada por Rogério Martins, através do qual esta transfere para o Município o montante de 100 mil euros, valor recebido da empresa VMPS – Águas e Turismo S.A. Este montante será destinado à aquisição do prédio rústico “Canavarro”, localizado na vila de Pedras Salgadas, onde está prevista a implementação de um equipamento de uso coletivo.

Foram também firmados dois protocolos de cooperação financeira e técnica com comunidades locais dos baldios.

O primeiro foi assinado com o Conselho Diretivo dos Baldios de Tinhela de Cima e visa a repavimentação da Rua do Calhelho e troços da Rua da Fonte e Rua da Capela. As obras estão orçamentadas em 64.467,50 euros, sendo 49.467,50 euros assegurados pela autarquia, que ficará igualmente responsável pelos trabalhos preparatórios e acompanhamento das obras.

O segundo acordo, estabelecido com o Conselho Diretivo dos Baldios de Lagoa, permitirá a reabilitação da cobertura da Capela da Lagoa. Com um orçamento de 43.851,53 euros, os custos da obra serão partilhados em partes iguais entre o Município e os baldios. O protocolo define ainda que a autarquia acompanhará os trabalhos, ficando a cargo dos baldios os trabalhos preparatórios e a execução da obra.