Na passada Sexta-feira de manhã (dia 28 de Abril), a Praça Luís de Camões em Vila Pouca de Aguiar recebeu dezenas de crianças e adultos que se juntaram para criar um Laço Azul formado pelos presentes, numa iniciativa que serviu para assinalar o Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância que se celebra em Abril, mês e evento do qual o Laço Azul se tornou um símbolo e referência.
Além das crianças, estiveram presentes representantes de instituições como Segurança Social, GNR, CPCJ ou Câmara Municipal. Em Vila Pouca de Aguiar, foram várias as iniciativas que decorreram nas últimas semanas e dias em vários pontos do concelho, aliás depois do Laço Azul formado na Praça Luís de Camões, a iniciativa seguiu para Pedras Salgadas.
A RCA falou com a Vereadora Manuela Castanheira, do Município de Vila Pouca de Aguiar sobre a importância destas iniciativas. De relembrar que o Laço Azul surgiu nos Estados Unidos em 1989 quando Bonnie Finney amarrou ao seu carro, uma fita de cor azul para levar à interrogação das pessoas e também como homenagem e alerta em relação aos maus tratos de que foram vítimas os seus netos, o que levou ao falecimento de um deles.
Jorge Moutinho