Datacenter a caminho da Zona Industrial de Sabroso de Aguiar

304

Foi assinado esta quarta-feira, dia 10 de julho, um acordo de cedência de um prédio rústico situado na Zona Industrial de Sabroso entre o Município de Vila Pouca de Aguiar e a MT Green, com vista à implementação de um Datacenter.

O investimento total rondará os 7.2M€, prevendo-se a criação de 15 postos de trabalho altamente qualificados. O projeto possui caraterísticas diferenciadoras e poderá constituir um importante fator de desenvolvimento da economia local, possibilitando a diversificação do tecido económico do concelho de Vila Pouca de Aguiar.

Uma das caraterísticas diferenciadoras do projeto é a utilização de energias renováveis como forma de gerar mais de 3MWh de eletricidade a partir de fonte solar, por forma a tornar a unidade de Datacenter totalmente autónoma. Será construído, e tornado acessível à comunidade local, um centro interpretativo para a tecnologia blockchain, local ideal para eventos, workshops e palestras abertas à comunidade, envolvendo igualmente a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Universidade de Luzerne. Este será o primeiro Datacenter Blockchain de carbono zero em toda a Europa.