Ana Rita Dias esclarece polémica sobre ação judicial entre ABB e Inovaguiar

515

Na sequência do comunicado emitido pelo Partido Socialista (PS), a Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Ana Rita Dias, veio a público esclarecer a situação relacionada com a ação judicial movida pela empresa ABB. Segundo Ana Rita Dias, o processo em causa foi instaurado pela ABB contra a empresa Inovaguiar, e não contra o Município, sendo esta última uma empresa com participação da Câmara Municipal.

A autarca reagiu às críticas, esclarecendo que, na última reunião da Assembleia Municipal, foram prestadas explicações aos deputados do PS relativamente à ação judicial. “É falso que a Presidente da Câmara não tenha prestado os devidos esclarecimentos quanto ao processo judicial e ao desenvolvimento do mesmo no que diz respeito ao Município”, afirma Ana Rita Dias.

A Presidente sublinhou ainda que está sempre disponível para prestar todos os esclarecimentos necessários à população aguiarense, sobretudo no que diz respeito ao seu mandato, iniciado em março de 2024.

Sobre o conteúdo do processo, explicou que está relacionado com a reclamação de trabalhos a mais por parte da ABB, tendo a Inovaguiar já apresentado uma contestação, acompanhada de reconvenção, alegando, pelo contrário, a existência de trabalhos a menos.

Quanto ao facto de a ação judicial ter sido instaurada apenas 12 anos depois da realização das obras em causa, Ana Rita Dias esclareceu que apenas a empresa ABB ou o ex-presidente da Câmara, Alberto Machado, poderão justificar o motivo do atraso.

Ana Rita Dias fez ainda questão de referir que, conforme consta das atas da Inovaguiar, nem ela, nem os seus antecessores, Alberto Machado e Domingos Dias, alguma vez reconheceram a existência de trabalhos a mais relativamente às obras agora reclamadas pela ABB.