Ana Rita Dias eleita Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar

83

Ana Rita Dias, candidata do Partido Social Democrata (PSD), venceu as eleições autárquicas deste domingo em Vila Pouca de Aguiar, conquistando 38,23% (3.545 votos). A autarca, advogada de profissão e com 45 anos, sucede a Alberto Machado, assumindo agora de forma definitiva a liderança do município.

Ana Rita Dias exerceu funções de vice-presidente da Câmara durante os últimos três mandatos e assumiu a presidência em março de 2024, após Alberto Machado ter sido eleito deputado à Assembleia da República. A vitória confirma a continuidade do PSD na governação do concelho.

Em segundo lugar ficou o Partido Socialista (PS), liderado por Borges Machado, que obteve 35,70% (3.310 votos). O Movimento Aguiarense Independente (MAI), encabeçado por José Diegas, alcançou 20,76% (1.925 votos), ficando na terceira posição.

As restantes forças políticas tiveram resultados mais modestos: o Chega, com Jéssica Cruz à frente, obteve 1,96% (182 votos), enquanto a CDU, liderada por Sónia Macedo, registou 0,75% (70 votos).

Com esta vitória, Ana Rita Dias torna-se a primeira mulher eleita Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.