Parlamento adia decisão sobre suspensão de mandato de Alberto Machado

274

A Comissão de Transparência da Assembleia da República adiou a decisão sobre o pedido de suspensão de mandato do deputado social-democrata Alberto Machado, alegando dúvidas quanto aos reais motivos invocados.

Alberto Machado apresentou motivos pessoais, para suspender o mandado de deputado na Assembleia da República. Em fevereiro do ano passado, Ana Rita Dias substituiu Alberto Machado como presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar após este formalizar a sua candidatura a deputado pela Aliança Democrática nas últimas eleições legislativas.

Alberto Machado assumiu depois o mandato de deputado do PSD pelo círculo de Vila Real integrando ainda a Comissão Parlamentar de Agricultura.

Alberto Machado no entanto, no dia 22 de janeiro, fez um pedido à Comissão Parlamentar de Transparência para suspender o seu mandato de deputado por motivos pessoais. Mas, em paralelo, também comunicou formalmente à Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar que pretendia reassumir as suas funções de presidente da autarquia, retirando do lugar Ana Rita Dias.

Ofélia Ramos, presidente da Comissão de Transparência foi já mandata para questionar formalmente Alberto Machado sobre os reais motivos da suspensão de mandato. Alberto Machado ficou desde já avisado que não pode utilizar esta figura regimental (invocando motivos pessoais) para na realidade reassumir o lugar de presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar. Se o fizer cai em situação de incompatibilidade.