Operação Gota D`água chegou a Vila Pouca de Aguiar

394

A Polícia Judiciária levou a cabo esta quarta – feira a Operação Gota D’água. A PJ deteve 20 pessoas que são suspeitas de estarem envolvidas na falsificação de análises de água destinada ao consumo humano.

A PJ efectuou mais de 60 buscas domiciliárias e não domiciliárias, que visaram diversos particulares, empresas e entidades públicas nos concelhos de Aveiro, Braga, Bragança, Coimbra, Guarda, Lisboa, Porto, Vila Real e Viseu.

A Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar confirmou que foi alvo de buscas.

O Laboratório Regional de Trás-os-Montes, localizado no Cachão, em Mirandela, está a ser acusado de proceder à falsificação de procedimentos de amostragem e análises relativas ao controlo de água para consumo humano.

Os 20 detidos estão acusados de crimes de abuso de poder, falsidade informática, falsificação de documento agravado, associação criminosa, prevaricação, propagação de doença e falsificação de receituário.

A PJ informa em comunicado que o laboratório visado, que está devidamente acreditado, procedia à falsificação de todos os procedimentos de amostragem e análises relativas ao controlo de águas de consumo humano contratadas pelas entidades gestoras (Câmaras Municipais, Entidades Intermunicipais ou outras entidades em que foi concessionado aquele serviço público), em conluio com alguns dos funcionários, dirigentes e eleitos locais destas entidades.

O laboratório é responsável pela colheita e análise de águas destinadas a consumo humano, águas residuais, águas balneares, piscinas, captações, ribeiras, furos e poços.

A PJ refere que o laboratório procedia à falsificação de todos estes procedimentos tendo como objectivo reduzir custos e deste modo colocava em causa as análises à qualidade da água para consumo humano.

Alberto Machado, presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar garantiu que já contratou o serviço de um novo laboratório, que vai efectuar análises à qualidade da água no concelho aguiarense ainda esta semana.