A brigada, atualmente composta por sete elementos, passará a contar com 15 Bombeiros Florestais. A brigada está sediada no Parque Florestal da vila.
A presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Ana Rita Dias, destaca que o aumento de efetivos “reforça a capacidade de gestão florestal na região e valoriza o território concelhio enquanto zona estratégica para ações de âmbito nacional”.
Também o comandante da força, Rui Almeida, sublinhou a importância da unidade ao longo de todo o ano. “No inverno precisamos de prevenção, com ações de silvicultura e trabalhos de gestão florestal; no verão combatemos os incêndios florestais com máquinas e ferramentas manuais”, afirmou.
Vila Pouca de Aguiar foi igualmente escolhida para acolher, durante dois dias, as provas de acesso à Força de Sapadores Bombeiros Florestais (FSBF) destinadas à zona Norte. As avaliações que incluíram exames médicos, provas físicas e testes psicológicos, decorreram nos dias 24 e 25 de novembro.
Integrada no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), a FSBF conta atualmente com 115 elementos e prepara a integração de mais 88 operacionais no quadro nacional. O reforço incidirá sobretudo nas brigadas de Vila Pouca de Aguiar, Macedo de Cavaleiros, Cabeceiras de Basto e Ponte de Lima, conforme referiu Carlos Gomes, chefe do grupo Norte da FSBF.