Unidade de Convalescença é a nova aposta após saída dos Paliativos

432

O atual edifício onde funciona a Unidade de Cuidados Paliativos de Vila Pouca de Aguiar vai ser transformado numa Unidade de Convalescença.

O Presidente da Câmara Municipal, Alberto Machado acompanhado pelos médicos Álvaro de Sousa que preside à Assembleia Municipal e Manuela Castanheira vereadora que detém o pelouro da Saúde, reuniram com o Diretor Executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo no decorrer da qual lhes comunicou a decisão de manter em funcionamento as instalações da Unidade de Vila Pouca de Aguiar integradas no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, continuando assim no SNS.

A nova valência da Unidade de Convalescença terá 20 camas e entrará em funcionamento logo após as obras de adaptação. Foi ainda garantido que os funcionários que desempenham funções na atual unidade acompanharão os utentes dos Cuidados Paliativos e, após as obras, poderão optar por uma das duas unidades em funcionamento, a de Chaves (Unidade de Paliativos) ou a de Vila Pouca de Aguiar (Unidade de Convalescença).

O que é uma Unidade de Convalescença ?

A Unidade de Convalescença visa o tratamento de doentes com necessidades de reabilitação intensiva, com previsão de internamento máximo de 30 dias consecutivos.

Destina-se a doentes com dependência e necessidades de recuperação intensiva, sendo que são maioritariamente admitidos na unidade doentes provenientes de serviços de Medicina Interna, de Oncologia, de Cirurgia, de Ortopedia e Neurologia.