Simulacro de incêndio nos estabelecimentos de ensino

279

O Município promoveu, na passada segunda-feira, por solicitação do Agrupamento de Escolas Fernão Magalhães e Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, um simulacro de incêndio nos dois estabelecimentos de ensino e evacuação da Biblioteca municipal, quase em simultâneo, para avaliar a articulação dos diversos agentes de proteção e os respetivos planos das diferentes entidades.

Esta atividade envolveu as três corporações de Bombeiros Voluntários do concelho, PSP, bem como o Serviço Municipal de Proteção Civil, num total de 55 operacionais.

O cenário baseou-se num incidente envolvendo dois incêndios nas escolas sede dos referidos agrupamentos escolares. Um deles na Sala de Informática e Papelaria da Escola Fernão Magalhães, causando duas vítimas com queimaduras graves na equipa de 1ª intervenção, e outro numa sala do segundo piso da Escola Dr. Júlio Martins, causando duas vítimas por inalação de fumo. Numa ação preventiva, a biblioteca foi evacuada, permitindo assim testar a mobilização dos seus trabalhadores e utilizadores.

Para o Presidente da Câmara, Nuno Vaz, “é fundamental que, neste contexto municipal, possamos preparar articuladamente todas as respostas de emergência, de forma a que em contexto real tudo funcione bem”. “Quisemos perceber, com esta operação mais complexa, a prontidão de resposta de todo o sistema de Proteção Civil e Bombeiros, bem como avaliar a eficácia dos meios de primeira intervenção destas escolas, assim como dos respetivos planos de emergência e evacuação, no sentido de aumentar o nível de segurança, procurando a salvaguarda das vidas humanas”, adiantou o autarca.