Requalificação de espaços verdes em Vila Pouca de Aguiar

183

O concelho de Vila Pouca de Aguiar foi recentemente palco de várias intervenções em espaços verdes, tendo beneficiado de fundos comunitários (FEDER) para o rejuvenescimento do território.

Relativamente aos espaços, o do “jardim da estação” incluiu a reestruturação dos elementos arbóreos junto à Antiga Estação Ferroviária, numa área de 2 800M2, com avaliação técnica e cientifica das 18 Tílias e consequente intervenção (a realização de plantações e corte de ramos e aplicação de podas corretivas, formativas, sanitárias e abate de exemplares arbóreos em declínio, mal-adaptados ou em situação de risco para pessoas e bens).

Na rua Comendador Silva, após avaliação técnica e científica de 12 Plátanos, abrangendo uma área aproximada de 4.800M2, houve necessidade de distintas intervenções, em especial de podas ligeiras ou corretivas. No parque florestal com uma área de intervenção aproximada de 10.000M2, o espaço do relvado mais despido contemplou uma sementeira e modelações para evitar encharcamentos, a zona de talude recebeu plantas de espécies adaptadas e de coberto vegetal.

Na remodelação da Rua Dr. António Gil, o espaço de intervenção com uma área aproximada de 254M2, visa o acompanhamento das tarefas de jardinagem que ocorrem nos arredores, nomeadamente as podas de formação das espécies arbóreas ali presentes e a substituição do sistema de rega existente por um sistema de gota a gota. Na remodelação da Rotunda da Anta, procedeu-se à manutenção das espécies, à introdução de espécies resilientes e à substituição do sistema de rega existente por um sistema de gota a gota.

Na antiga Escola Primária em Pedras Salgadas, numa área aproximada de 2500M2, houve a necessidade de reordenar o espaço devido à construção de um acesso pedonal, levando à remoção de árvores e à plantação de várias espécies arbóreas e arbustivas.

A “(Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano”, candidatada ao programa COMPETE, tem como objetivos fundamentais reabilitar zonas verdes e disponibilizar à população para fruição dos lugares.