PS recomenda ao Governo criar um nó de acesso à A24 a partir das pedreiras da Serra da Falperra

234

Fátima Pinto e Carlos Silva, deputados socialistas eleitos pelo distrito de Vila Real, apresentaram na Assembleia da República um projeto de resolução que pressiona o Governo a criar um acesso direto na A24 junto à zona de pedreiras em Vila Pouca de Aguiar.

Os deputados recomendam ao Governo a criação de um nó de acesso direto à A24 a partir do núcleo da Serra da Falperra.

O projeto de resolução entregue na Assembleia da República e que a Lusa teve acesso destaca que “a criação de um nó de acesso à autoestrada A24 é de extrema importância para o setor, uma vez que permitiria a mudança para um trajeto de 10 quilómetros que resultaria numa economia significativa de combustível e eliminação dos custos adicionais de manutenção associados ao atual trajeto mais longo”, afirmam os deputados.

Segundo os socialistas “a zona de reserva da Falperra abrange 16 pedreiras, empregando cerca de 650 pessoas, com uma produção anual superior a 1.200.000 toneladas e um valor económico anual superior a 40 milhões de euros”.

“Acresce que 80% da produção é destinada ao mercado externo, pelo que a criação de valor acrescentado é significativa, ajudando a combater a desertificação do Interior e contribuir para a diminuição das assimetrias regionais”, salientam os parlamentares.

A Associação dos Industriais do Granito (AIGRA) já disse que, atualmente, os camiões demoram cerca de uma hora por um percurso que passa em aldeias e na vila sede de concelho, quando, com o acesso direto, o trajeto poderia ser feito em cerca de cinco a 10 minutos.