PS de Vila Pouca de Aguiar congratula o Governo por apostar na Unidade de Convalescença

411

O Partido Socialista (PS) de Vila Pouca de Aguiar congratula o Governo por apostar na Unidade de Convalescença no concelho. No entanto o PS diz em comunicado que a “notícia avançada na página de Facebook do Município de Vila Pouca de Aguiar é enganadora”.

Comunicado da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila Pouca de Aguiar

“Conforme foi tornado público, a Unidade de Cuidados Paliativos de Vila Pouca de Aguiar vai mesmo encerrar. Este serviço será transferido para o Hospital de Chaves, sendo substituído por uma unidade de Convalescença, após decisão do Governo.

A Concelhia do Partido Socialista congratula-se pelo Governo Socialista ter a intenção de manter o espaço aberto, embora com outra tipologia. O facto de não existir um encerramento total e de hoje existir uma unidade de outra tipologia deve-se, única e exclusivamente, a uma decisão do Governo do PS que foi sensível aos apelos e revindicações da Concelhia do PS de Vila Pouca de Aguiar, da Federação Distrital do PS, do Movimento Cívico que recolheu mais de 3000 assinaturas, bem como, do executivo camarário de Vila Pouca de Aguiar. A Concelhia do PS de Vila Pouca de Aguiar fez, durante 3 meses, um conjunto de reuniões, contactou e reuniu com todos os órgãos que gerem a saúde no distrito e efetuou diligências junto dos membros do Governo. Por isso, esta é uma notícia que nos agrada especialmente e nos enche de orgulho para bem de todos os Aguiarenses.

No entanto, não podemos deixar de registar que a notícia avançada na página de Facebook do Município de Vila Pouca de Aguiar é enganadora pois, tal como referimos no nosso comunicado de fevereiro de 2023, a Unidade de Cuidados Paliativos vai mesmo encerrar, sendo que, as alternativas que existiam, tal como também referimos, seriam uma Unidade de Convalescença ou uma Unidade de Cuidados Continuados. Lamentamos, profundamente, que o Sr. Presidente da Câmara venha agora tentar recolher méritos para si próprio de uma decisão do Governo a bem de todos os Aguiarenses. Como referimos, o encerramento da Unidade de Cuidados Paliativos estava previsto desde há dois anos, assim, o único “mérito” que o executivo do PSD teve foi de ter permitido o seu encerramento e de pouco ou nada ter feito durante esse período.

Em suma, este tipo de propaganda usada pelo Sr. Presidente da Câmara revela desonestidade política, uma vez que quer fazer passar a ideia de que esta alteração da tipologia do espaço se deveu única e exclusivamente ao seu trabalho, ignorando o Movimento Cívico que se gerou à volta do tema, o trabalho da Concelhia do PS de Vila Pouca de Aguiar e ainda das Entidades Governamentais que tutelam a saúde e que tomaram a decisão em prol do Concelho”.