Centro de Proteção Civil em Adagoi

198

A Casa Florestal de Adagoi, na Freguesia de Capeludos de Aguiar, vai ser reconvertida num Centro de Apoio à Floresta, Proteção Civil e Ambiente, na sequência da transferência do imóvel do Estado para a Câmara Municipal, ao abrigo dos acordos de transferência de competências de gestão de património imobiliário público sem utilização.

Segundo a autarquia, a reconversão representa um investimento total de 152.481,56 euros, com financiamento de 106.250 euros proveniente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do programa NORTE 2030, estando o restante valor assegurado pelo orçamento municipal.

A localização da Casa Florestal de Adagoi, inserida numa área rodeada de natureza, é considerada estratégica para o futuro centro, que permitirá concentrar recursos, equipas e meios operacionais destinados à vigilância florestal, coordenação de situações de emergência e apoio logístico às entidades de proteção civil.

De acordo com a presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Ana Rita Dias, o edifício será requalificado e colocado ao serviço da prevenção e vigilância dos incêndios florestais, reforçando a capacidade de resposta do município nesta área crítica.