Câmara de Vila Pouca de Aguiar com dívida zero à banca

450

95.463,11€ este é o valor da última tranche de empréstimos aos Bancos que foi paga pela Autarquia a 22 de Dezembro.

Na última década a Câmara efetuou o pagamento de aproximadamente 14 milhões de euros de anteriores compromissos financeiros, tendo saldado neste momento todos os empréstimos que tinha nos bancos comerciais, situação que não se verificava nas contas da autarquia há mais de quarenta anos.

Foi na recente Assembleia Municipal, após a apresentação dos documentos previsionais para 2024, questionado sobre este facto o Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado, salientou apenas que “não fizemos empréstimos bancários apenas porque não foi absolutamente necessário, sempre temos conseguido alavancar o orçamento municipal, na proporção de cada Euro recebido das transferências do Estado com mais dois Euros, com um grande acompanhamento e aproveitamento dos Quadros Comunitários de Apoio. Infelizmente, o novo Quadro Comunitário 20/30, que já devia ter iniciado em 2020 como o próprio nome indica só agora está com os primeiros avisos”.

O autarca aguiarense acrescentou ainda “também sempre pensamos que não devemos hipotecar financeiramente as gerações futuras, a sustentabilidade financeira quer de um território quer do País é importante.”