As obras para o aquecimento de habitações na aldeia de Tresminas, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, através de uma central de biomassa vão avançar nos próximos dias, no âmbito de um projeto-piloto transfronteiriço que aposta no reaproveitamento de sobrantes da limpeza da floresta.
O projeto Aldealix, um projeto-piloto internacional de aquecimento da aldeia de Tresminas, foi anunciado em janeiro de 2024 e teve a consignação da obra realizada esta semana pela Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.
Segundo informou o município em comunicado divulgado esta quarta-feira, a primeira fase do projeto contempla a construção das ligações a cerca de uma dezena de habitações e foi adjudicada por aproximadamente 314 mil euros. A empreitada tem uma duração prevista de um ano.
O Aldealix tem como principal objetivo a criação de uma aldeia modelo em matéria de sustentabilidade energética, promovendo a integração da biomassa no sistema produtivo local. A central de biomassa utilizará resíduos florestais resultantes da limpeza da floresta, contribuindo simultaneamente para a redução do risco de incêndios e para a valorização dos recursos endógenos.