Ana Rita Dias, candidata do Partido Social Democrata (PSD), venceu as eleições autárquicas deste domingo em Vila Pouca de Aguiar, conquistando 38,23% (3.545 votos). A autarca, advogada de profissão e com 45 anos, sucede a Alberto Machado, assumindo agora de forma definitiva a liderança do município.
Ana Rita Dias exerceu funções de vice-presidente da Câmara durante os últimos três mandatos e assumiu a presidência em março de 2024, após Alberto Machado ter sido eleito deputado à Assembleia da República. A vitória confirma a continuidade do PSD na governação do concelho.
Em segundo lugar ficou o Partido Socialista (PS), liderado por Borges Machado, que obteve 35,70% (3.310 votos). O Movimento Aguiarense Independente (MAI), encabeçado por José Diegas, alcançou 20,76% (1.925 votos), ficando na terceira posição.
As restantes forças políticas tiveram resultados mais modestos: o Chega, com Jéssica Cruz à frente, obteve 1,96% (182 votos), enquanto a CDU, liderada por Sónia Macedo, registou 0,75% (70 votos).
Com esta vitória, Ana Rita Dias torna-se a primeira mulher eleita Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar.