É a mais recente distinção e hoje a bandeira é içada nos Paços do Concelho. O Presidente da Câmara Municipal de Vila Pouca de Aguiar, Alberto Machado enaltece a distinção, salientando a importância de trabalhar em proximidade com as famílias, em especial com medidas e benefícios concretos junto das mais necessitadas e junto das mais numerosas, contribuindo para que tenham qualidade de vida, considerando as características reais destes territórios do interior norte de Portugal.
O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis volta a distinguir o Município de Vila Pouca de Aguiar, através da atribuição Autarquia Familiarmente Responsável 2022, pelo trabalho desenvolvido e constante.
A distinção tem em conta as boas práticas da Câmara Municipal em duas vertentes, por um lado, enquanto entidade empregadora que adota medidas facilitadoras de conciliação de vida familiar e laboral para os seus trabalhadores, tornando-se, assim, laboratório e modelo destas práticas para as empresas no seu município e, por outro, em prol dos munícipes com medidas facilitadoras da vida familiar, através da criação de emprego, do aumento do espírito de iniciativa e da estabilidade social.